Boudu Salvo Das Águas

poster filme boudu salvo das águas
título original: Boudu sauvé des eaux
gênero: Comédia
duração: 01h 25 min
ano de lançamento: 1932
estúdio: Les Établissements Jacques Haïk
direção: Jean Renoir
roteiro: Jean Renoir, René Fauchois, Albert Valentin
fotografia: Georges Asselin, Marcel Lucien
direção de arte: Jean Castanier, Hugues Laurent


Boudu é um morador de rua que tenta se suicidar jogando-se no io Sena, mas é salvo por Lestingois, um livreiro local. Mesmo recebendo ajuda, Boudu permanece com os mesmos hábitos de quando morava na rua.

É impossível ver Boudu Salvo Das Águas e não fazer comparações com Carlitos de Charles Chaplin. Porém, as semelhanças ficam mais no campo das trapalhadas e de não se encaixarem nas regras sociais.

Enquanto Chaplin segue mais para um campo lúdico, Jean Renoir constrói uma crítica debochada à burguesia tendo como protagonista um personagem que flerta com o anarquismo e nos presenteia com um final quase revolucionário.

Um ponto que me impressionou bastante nessa produção são as tomadas e direção muito modernas para sua época. A versão que assisti no MUBI foi restaurada, o que ajuda bastante a ver bem todos os detalhes artísticos do filme.

Ainda que com tudo isso, que nos permite sim ver o filme como uma obra marcante e que merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", se você assiste buscando uma comédia para dar gargalhadas, Boudu Salvo Das Águas pode não ser a melhor escolha - seu ritmo é lento e as deixas para "piadas"não funcionam tão bem (até porque acredito que essa não era a intenção).


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...