Falstaff, O Toque Da Meia Noite

poster filme falstaff o toque da meia noite
título original: Campanadas a medianoche
gênero: Guerra, Comédia
duração: 01h 59 min
ano de lançamento: 1965
estúdio: Internacional Films
direção: Orson Welles
roteiro: Orson Welles, William Shakespeare, Raphael Holinshed
fotografia: Edmond Richard
direção de arte: Mariano Erdoiza


Falstaff, O Toque Da Meia Noite é a leitura de Orson Welles da obra de Shakespeare.

Fascinado pela obra do dramaturgo, o diretor adaptou a peça de Henrique IV tendo como fio condutor o personagem Fasltaff e reunindo fragmentos de várias outras peças do autor.

Welles consegue adaptar a obra de Shakespeare com uma leveza ao construir os diálogos espirituosos que nenhum outro conseguiu.
 
Ainda que expondo as mazelas do povo que se sacrifica em nome do seu senhorio, o filme consegue ser divertido e engraçado ao mostrar os defeitos de Falstaff como fraquezas.
 
O público pode se dividir entre apoiar ou não o príncipe se afastar do protagonista após subir ao trono, mas o enredo é relatado de forma fácil de digerir. O que costuma ser difícil em filmes adaptados de obras de Shakespeare.

O trabalho de direção e fotografia, como sempre nas obras do diretor, são impecáveis. O malabarismo feito para filmes cenas de batalhas gigantescas com apenas 180 figurantes é de se aplaudir.

Falstaff, O Toque Da Meia Noite com certeza está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" por retratar muito bem a paixão do diretor por Shakespeare.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...