A Fantástica Fábrica De Chocolate

poster filme a fantástica fábrica de chocolate
título original: Willy Wonka & the Chocolate Factory
gênero: Fantasia
duração: 01h 40 min
ano de lançamento: 1971
estúdio: Wolper Pictures
direção: Mel Stuart
roteiro: Roald Dahl, David Seltzer
fotografia: Arthur Ibbetson


Charlie é um garoto pobre que encontra um dos 5 bilhetes dourados que dá direito a visitar a fábrica de chocolate de Willy Wonka e ganhar um suprimento vitalício. Ele e mais 4 crianças visitam o local, mas o Sr. Wonka é um cara estranho e manipulador, enquanto elas mergulham em seus desejos acabam pagando por isso.

A Fantástica Fábrica de Chocolate a princípio pode parecer apenas um filme infantil meloso, mas na verdade se revela um filme de transição da vida jovem cheio de um humor ácido. A criação das crianças, a influência do mundo moderno em seus comportamentos, o estranhamento de Wonka e sua falta de tato com elas que, a princípio pode parecer mesquinho, mas passa uma lição de moral. 

Eu vi o remake de 2005 muito antes de ver essa versão, por isso, é lógico que os avanços tecnológicos e de filmagem o deixam muito mais atrativos para os olhos. Mas seu roteiro seguiu a risca o original.

Sinto neste, ainda que com sua acidez, uma aura mais de filme infantil do que no remake. Gene Wilder passa a estranheza que Wonka exige, mas não de uma forma bizarra como ficou nas mãos de Johnny Depp.

A Fantástica Fábrica de Chocolate marcou gerações e merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", mas talvez mais por seu apelo comercial e visual do que por uma importância artística para a história do cinema.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...