O Bígamo

poster filme o bígamo
título original: The Bigamist
gênero: Drama
duração: 01h 20 min
ano de lançamento: 1953
estúdio: The Filmakers
direção: Ida Lupino
roteiro: Lawrence B. Marcus, Lou Schor, Collier Young
fotografia: George E. Diskant


Harry é casado há anos com Eve. Quando eles decidem adotar uma criança, o responsável pelo processo passa a investigar a vida dos dois e descobre que Harry leva uma vida dupla.

O Bígamo precisa ser visto com os olhos de sua época, ainda assim acredito que não se justifica ele estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Muito bacana ver um filme da década de 1950 dirigido por uma mulher que traz em suas protagonistas figuras fora do padrão para a época: Eve é uma empresária muito focada em sua vida profissional, Phyllis é a frente de sua época e sustenta uma gravidez independente.

Porém, ainda que essas figuras sejam revolucionárias elas também são colocadas como "as responsáveis" pelo sofrimento do "coitado" Harry. É a falta de perfil maternal e de esposa do lar de Eve que o faz buscar outra relação, é a gravidez de Phyllis que o força a constituir uma segunda família.

O roteiro todo de O Bígamo, ainda que dirigido por uma mulher, é construído para que o público sinta piedade do protagonista masculino. Podia ter seguido um caminho muito mais revolucionário, caiu no desnecessário.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...