Soberba

poster filme soberba
título original: The Magnificent Ambersons
gênero: Drama
duração: 01h 28 min
ano de lançamento: 1942
estúdio: RKO Radio Pictures
direção: Orson Welles, Fred Fleck, Robert Wise
roteiro: Booth Tarkington, Orson Welles, Joseph Cotten, Jack Moss
fotografia: Stanley Cortez, Jack MacKenzie, Orson Welles
direção de arte: Albert S. D'Agostino


Final do século XIX, a família Amberson se mostra relutante as mudanças da sociedade. Isabel Amberson desmancha seu noivado com Eugene por uma bobagem e se casa com a Wilbur. Quando ela fica viúva acaba se reencontrando com seu antigo noivo, mas quem irá atrapalhar esse romance agora será seu filho, George.

"Cidadão Kane" é o filme mais reconhecido de Orson Welles, mas eu peço atenção a Soberba.

Ainda que de 1942, a direção do filme é muito dinâmica. Todo o fluxo de cenas é tão orgânico que você mal sente as transições.
 
O enredo ainda que retrate uma época de transição da sociedade e a decadência de uma família de elite, tudo representado através de um carro, acaba sendo um pouco morno. Talvez isso seja resultado da edição que o estúdio fez no filme, cortando quase 1 hora da produção e mudando o final escolhido pelo diretor.

Mesmo assim, a atuação de Tim Holt traz a dramaticidade e tempero que faltava a história. Seu personagem é odioso mas responsável por toda a trajetória do filme.

Ainda que a RKO tenha "estragado" o filme ao mudar sua edição e final, seu encanto não se perde e a sequência do baile, onde a câmera circula entre os dançarinos intercalando recortes de conversas faz com que Soberba mereça seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...