Farrapo Humano

poster filme farrapo humano
título original: The Lost Weekend
gênero: Drama
duração: 01h 41 min
ano de lançamento: 1945
estúdio: Paramount Pictures
direção: Billy Wilder
roteiro: Charles R. Jackson, Charles Brackett, Billy Wilder
fotografia: John F. Seitz

Don sonha em ser escritor mas está com um bloqueio criativo, por causa disso acaba sendo tomado pelo alcoolismo. Ainda que sua namorada Helen tente ajudá-lo a se livrar do vício, cada vez mais ele vive em função apenas de conseguir dinheiro para continuar se embriagando.

Farrapo Humano trouxe uma nova visão sobre o bêbado. Até aquele momento, essa figura era representada em Hollywood como algo cômico, foi a primeira vez que uma produção arriscou mostrar o drama por trás desse vício.

Ainda que por um lado, sendo pressionado pela indústria das bebidas querendo que o roteiro fosse cancelado, e por outro, pelos apoiadores da Lei Seca que achavam que o filme estimulava o uso da bebida, o filme conseguiu ser produzido e alçar o diretor Billy Wilder e o ator Ray Milland a outro nível em suas carreiras.

O mais interessante em Farrapo Humano é que ele não apenas nos faz sentir pena do protagonista, mas nos leva para junto do buraco com ele, nos faz sentir suas aflições e dores.

A censura obrigou que o final fosse menos dramático do que o esperado, mas ainda assim, pela ousadia, Farrapo Humano merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...