Era Uma Vez Na China - Guerreiros à Prova De Balas

poster filme era uma vez na china guerreiros a prova de balas
título original: Wong Fei Hung
gênero: Ação
duração: 02h 14 min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Golden Harvest Company
direção: Hark Tsui
roteiro: Yiu-Ming Leung, Elsa Tang, Hark Tsui, Kai-Chi Yuen
fotografia: Tung-Chuen Chan,Wilson Chan, David Chung, Ardy Lam, Arthur Wong, Bill Wong


Mestre Wong, um lendário conhecedor das artes marciais, recebe a orientação do líder local para defender a região. Ele precisará enfrentar milícias, grupos estrangeiros exploradores que recrutam chineses para trabalharem em seus países, empresários chineses corruptos e contrabandistas de armas.

Era Uma Vez Na China - Guerreiros à Prova De Balas pode ser considerado um dos maiores sucessos do cinema popular chinês para o resto do mundo, incluindo a descoberta de Jet Li para o mundo ocidental. Por isso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

A princípio o filme pode ser considerado só mais um filme de kung fu cheio de cenas de luta e sem muita história. Isso até pode ser em parte verdade, 80% do filme são cenas de luta, mas seu enredo traz um lamento sobre um período da história em que se iniciou o domínio da cultura ocidental, o que provocou de certa forma o apagamento aos poucos da cultura local.

Esse conflito cultural é mostrado de forma muito sutil, nos detalhes de vestimenta e atitudes de alguns personagens, acredito que poderia ser mais explorado - mas o forte do filme realmente é o kung fu.
E ainda que esse não seja muito seu estilo de filme, não dá para ficar impassível diante das coreografias extremamente bem elaboradas de kung fu.

Se a sequência de duelos nas escadas não te deixar de queixo caído, realmente Era Uma Vez Na China - Guerreiros à Prova De Balas não é para você, mas acho difícil isso acontecer.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...