Quase Deuses

poster filme quase deuses
título original: Something the Lord Made
gênero: Biografia, Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 2004
estúdio: HBO Filmes
direção: Joseph Sargent
roteiro: Peter Silverman, Robert Caswell
fotografia: Donald M. Morgan
direção de arte: Vincent Peranio


1930. Vivien Thomas é um marceneiro que perde seu emprego e suas economias por causa da Grande Depressão. Ele consegue um trabalho de faxineiro no laboratório do pesquisador e médico Alfred Blalock, mas esse percebe que o rapaz tem uma inteligência privilegiada e o coloca para ser seu assistência nas pesquisas.

Quase Deuses é um filme biográfico que conta a história dessa dupla que foi responsável por criar um método de cirurgia cardíaca para a síndrome dos bebês azuis.

Assim como toda biografia o filme traz uma mensagem de esperança, superação e vitória; é sim um filme emocionante e que de certa forma aquece o coração.

Mas, mesmo assim, o filme não deixa de ter suas pontuações sobre o racismo da época, sobre tudo que Vivien Thomas passou sendo sempre colocado apenas como um técnico e por nunca ter conseguido cursar a faculdade de medicina com a qual sonhava.

É bom também que não colocam o personagem de Alan Rickman como o branco salvador do preto, muito pelo contrário, mostra-se como, apesar de "progressista" em relação aos outros ele ainda não considerava que o personagem de Yasiin Bey em pé de igualdade com ele.

Único ponto que faz o filme cair de qualidade é, por ser feito para TV, não ter recursos suficientes para fazer a transição de tempo em seus personagens com qualidade. Se não fosse mostrado o ano de tempos em tempos seria difícil saber que as décadas passaram em Quase Deuses.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...