Monstros

poster filme monstros
título original: Freaks
gênero: Terror, Drama
duração: 1h 04 min
ano de lançamento: 1932
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Tod Browning
roteiro: Clarence Aaron 'Tod' Robbins, Willis Goldbeck, Leon Gordon, Al Boasberg, Charles MacArthur, Edgar Allan Woolf
fotografia: Merritt B. Gerstad


Em um "Circo de Horrores", a bela trapezista Cleopatra é cortejada pelo anão Hans. Quando ela descobre que ele é herdeiro de uma fortuna decide casar-se com ele e envenená-lo logo depois, com a ajuda do seu amante Hércules. Ela rejeita o grupo de amigos do seu futuro marido e isso pode acabar sendo sua ruína.

Monstros foi um dos filmes que mais me chocou até hoje. Quer dizer, se me choca em 2021, imagina como foi seu lançamento em 1932? Na verdade não foi. Ele foi rejeitado na época e só reapareceu trinta anos depois em festivais amadores.

O enredo consegue nos comover e chocar ao mesmo tempo. Todo o elenco de "aberrações" é realmente composto por pessoas com alguma deficiência.

Ao mesmo tempo que é interessante, naquela época, escalarem um elenco assim e darem visibilidade a eles - grupo historicamente rejeitado por suas famílias e escondidos da sociedade - também temos uma exploração incômoda de suas imagens.

Afinal, a história reforça a visão dessas pessoas como anomalias, monstruosidades. Mas também não podemos esperar que um filme desta época tivesse um olhar super inclusivo.

Monstros cumpre seu papel dentro do gênero terror de tal forma que entrou para o "1001 filmes para ver antes de morrer" e é considerado um dos maiores filmes da carreira de Tod Browning.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...