Felizes Juntos

poster filme felizes juntos
título original: Chun gwong cha sit
gênero: Drama, Romance
duração: 01h 36 min
ano de lançamento: 1997
estúdio: Block 2 Pictures
direção: Kar-Wai Wong
roteiro: Kar-Wai Wong, Manuel Puig
fotografia: Christopher Doyle
direção de arte: William Chang


Wo Pong e Liu Fai são um casal gay de Hong Kong que decidem viajar para a Argentina para conhecer as Cataratas do Iguaçu. Depois de muitas brigas durante a viagem eles decidem se separar. Sem dinheiro para voltar, Liu Fai começa a trabalhar em Buenos Aires. Quando Wo Pong reaparece, com indícios de estar se prostituindo, Liu Fai o acolhe, mas as brigas retornam também.

Felizes Juntos já começa a expressar toda sua carga emocional na escolha de seu título, que não poderia ser mais irônico.

Todo o roteiro gira entorno de um relacionamento intenso entre duas pessoas de personalidades muito diferentes que não conseguem conciliar seus desejos nem mesmo controlar suas suspeitas e ciúmes. Vemos o retrato de um relacionamento abusivo sem precisar exatamente do uso de palavras para isso, apenas com gestos e com o olhar tudo fica claro de como esses dois nunca conseguirão ser Felizes Juntos.

Junte a isso a escolha da história se passar na terra do tango, um dos gêneros musicais mais sofridos e intensos que existe. Então, os poucos momentos com trilha sonora do filme são regados a mais sofrimento.

E, para fechar com chave de ouro, ainda temos uma fotografia e trabalho de cores que deixam toda a dor ainda mais visceral. Mas que também deixa claro em qual década o filme foi feito, com muitos elementos de saturação e câmera lenta típicas dos anos 1990.

Leslie Cheung e Tony Chiu-Wai Leung constróem uma relação tão conturbada e real, com uma química tão bem elaborada entre eles, que praticamente nos sentimentos dentro do seu relacionamento. 

A melancolia de Felizes Juntos é apaixonante e fico muito feliz de ter sido apresentada a esse filme pelo "1001 filmes para ver antes de morrer". Peço atenção a cena dos dois dançando tango no meio de uma cozinha decadente, de dilacerar qualquer coração.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...