A Roda

poster filme a roda
título original: La Roue
gênero: Drama
duração: 06h 57 min
ano de lançamento: 1923
estúdio: Films Abel Gance
direção: Abel Gance
roteiro: Abel Gance
fotografia: Gaston Brun, Marc Bujard, Léonce-Henri Burel, Maurice Duverger


Após um acidente de trem, Sisif salva uma menina e a adota. Muitos anos se passam e, tanto Sisif quanto seu filho, Elie, se vêem apaixonados por Norma sem saber como lidar com esse sentimento.

A versão de A Roda que aparece no "1001 filmes para ver antes de morrer" tem quase 5 horas de duração. A que encontrei para assistir no MUBI tem a duração original de quase 7 horas.

Apesar de ter levado quase uma semana para assistir, porque lógico que dividi o filme em partes, a história não é arrastada.

Com um roteiro extremamente melodrámático, vemos "a roda" da vida girar e seus personagens passarem por situações cada vez mais trágicas. Mesmo assim, o enredo sabe unir referências da tragédia grega com os interesses da modernidade pela máquina e progresso.

Para a época, A Roda foi um filme revolucionário. Sua sequência inicial do acidente de trem se compara a entrada do trem na estação, de Lumière. Os planos tem uma dinâmica ágil e a montagem traz cortes rápidos - mesmo com quase 7 horas de duração, é difícil dizer o que poderia ser cortado fora.

Com certeza não é um filme para a atual geração que não tem paciência para ver um vídeo de 5 minutos na internet, também não vou exagerar e dizer que A Roda é fácil de assistir. Mas é uma experiência que vale ser vivida porque quem gosta de cinema.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...