Sob O Domínio Do Mal

poster filme sob o dominio do mal
título original: The Manchurian Candidate
gênero: Suspense
duração: 2h 06 min
ano de lançamento: 1962
estúdio: M.C. Productions
direção: John Frankenheimer
roteiro: Richard Condon, George Axelrod
fotografia: Lionel Lindon
direção de arte: Richard Sylbert


Raymond e seu pelotão retornam da Guerra da Coréia sem se lembrar do que aconteceu. Quando Bennet, um dos soldados, passa a ter terríveis pesadelos com a guerra, decide investigar o que aconteceu nesse período e descobre que eles podem ter passado por uma lavagem cerebral e Raymond pode estar sendo manipulado pelos inimigos.

Sob o Domínio do Mal tem em seu roteiro a Guerra Fria, e o medo dos comunistas, como pano de fundo, mas o enredo vai muito além disso.

Com nuances surrealistas envolvendo situações bizarras e perturbadoras, a história desenvolve de forma intrigante uma teoria da conspiração extremamente envolvente, responsável inclusive pelo filme não perder seu ótimo ritmo em nenhum momento.

Provavelmente, à época, Sob o Domínio do Mal pode ter sido considerado um filme estranho, mas é sua esquisitice que o mantém atemporal até os dias atuais. A cena em que rodamos dentro de uma sala, horas um clube de jardinagem, horas, uma reunião comunista, é genial e muito bem construída.

Para ajudar, Laurence Harvey e Angela Lansbury entregam tudo de si em seus personagens intrigantes e ainda vemos Frank Sinatra em um papel bem fora do seu lugar comum.

Se Sob o Domínio do Mal não estivesse entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" eu questionaria a edição deste livro.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...