Paixão Dos Fortes

poster filme paixão dos fortes
título original: My Darling Clementine
gênero: Faroeste
duração: 1h 37 min
ano de lançamento: 1946
estúdio: Twentieth Century Fox
direção: John Ford
roteiro: Samuel G. Engel, Winston Miller, Sam Hellman, Stuart N. Lake
fotografia: Joseph MacDonald


Wyatt Earp é um criador de gados que conduz, junto a seus irmãos, a boiada para venda em outra região. Quando a criação é roubada e um dos seus irmãos morto, ele aceita a proposta de ser xerife da cidade onde estão para encontrar os criminosos e instaurar a paz na região.

O nome do protagonista me parecia familiar, assim como a trama. Ao pesquisar sobre Earp descobri que, além de ser uma figura que existiu, já houveram alguns filmes sobre ele, como "Sem Lei, Sem Alma".

O enredo de Paixão dos Fortes não foge muito do esperado de um faroeste: um mocinho ilibado que salva uma cidade de vilões casca grossa.

Mesmo assim, o filme tem seus encantos. Afinal, estamos falando de um filme de John Ford. Então, o mínimo a se esperar é uma bela direção, montagem e fotografia. E tudo isso é entregue.

Mas, para mim, os responsável por carregar o filme nas costas são Henry Fonda, incorporando e entregando a integridade de um homem simples, e Victor Mature, que ainda que meio inexpressivo, passa todo seu rancor e sua dualidade sem falar muito.

Paixão dos Fortes é agradável de assistir e é mais uma parceria de sucesso entre Fonda e Ford. Ainda assim, acho que já tem faroeste demais entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Não tiraria esse, mas poderia passar um pente fino.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...