Ivan, O Terrível - Parte 1 e 2

poster filme ivan o terrível parte 1
título original: Ivan Groznyy
gênero: Biografia
duração: 1h 43 min
ano de lançamento: 1944
estúdio: Mosfilm
direção: Sergei M. Eisenstein
roteiro: Sergei M. Eisenstein
fotografia: Andrey Moskvin, Eduard Tisse


poster filme ivan o terrível parte 2
título original: Ivan Groznyy. Skaz vtoroy: Boyarskiy zagovor
gênero: Biografia
duração: 1h 28 min
ano de lançamento: 1958
estúdio: Mosfilm
direção: Sergei M. Eisenstein
roteiro: Sergei M. Eisenstein
fotografia: Andrey Moskvin, Eduard Tisse


1547; Ivan, grã-princípe de Moscou, se auto proclama Czar da Rússia e decide reconquistar territórios russos perdidos. Enfrentando dificuldades e intrigas ele faz de tudo para se manter no poder.

Decidi falar de Ivan, O Terrível (Parte 1 e Parte 2) como um único filme pois de certa forma ele é.
 
Encomendado por Stalin a Sergei M. Eisenstein porque ele admirava e se identificava com o czar, esse filme acabou tendo sua segunda parte censurada pelo próprio Stalin por entender uma crítica ao seu governo. Por isso há uma distância de 14 anos entre o lançamento dos filmes, a segunda parte só foi lançada após a morte tanto do diretor como do primeiro-ministro.

Só por esses bastidores esses filmes já mereciam estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", porém ainda temos o fator de ter sido dirigido por Eisenstein. Para quem já conhece seu trabalho é fácil identificar que é um filme seu, mesmo não sabendo previamente.

Sua estética é muito característica: as escolhas de enquadramentos angulares, os closes extremos e o trabalho fotográfico de luz e sombra marcantes.

Ainda que seja um dos poucos trabalhos falados do diretor, o que dá uma grande diferença no resultado final, vi ainda uma direção e atuações muito influenciadas pelo cinema mudo, com uma expressão corporal exagerada.

Ainda que sequência, as duas partes de Ivan, O Terrível trazem alguns elementos bem diferentes. A primeira parte não conta com muita trilha sonora e tem um ritmo um pouco mais arrastado. A segunda parte é mais dinâmica, trabalha mais os sons e músicas, tem até mesmo números musicais, e ainda incluiu algumas cenas coloridas, que são bem curiosas.

Valeu a experiência de assistir, ainda que não sejam filmes fáceis, mas por serem visivelmente obras de arte e pela história por trás da produção.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb/ IMDb


*não achei trailer, mas as duas partes estão disponíveis no Youtube*

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...