Grandes Esperanças

poster filme grandes esperanças
título original: Great Expectations
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 58 min
ano de lançamento: 1946
estúdio: Cineguild
direção: David Lean
roteiro: David Lean, Charles Dickens, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan, Kay Walsh, Cecil McGivern
fotografia: Guy Green
direção de arte: John Bryan



Pyp, ainda garoto, ajuda um preso fugitivo. Na mesma época ele é levado a casa de uma rica senhora, que definha em sua mansão após ter sido abandonada no altar, responsável por criar Estella, jovem por qual ele se apaixona. Já adulto, ele recebe ajuda de um misterioso benfeitor que muda seu destino.

Grandes Esperanças é um filme baseado na obra de Charles Dickens, autor que se interessa muito em elaborar os conflitos emocionais e morais da humanidade.
 
Com certeza está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" por ser a primeira adaptação cinematográfica de uma obra desse autor e por ser considerado um dos maiores filmes britânicos da histórica.

Realmente, a fotografia e o trabalho de direção de arte são impressionantes, trazem toda a atmosfera fantasiosa e envolvente que a história exige. A caracterização e figurino também merecem destaque por serem muito vistosos.
 
Porém, todo o resto do filme é difícil de elogiar. O desenvolver da história é um tanto confuso, ainda que tenha uma boa duração, o filme parece passar as situações aos tropeços, sem se aprofundar.

Para piorar, o elenco traz atuações dignas de bonecos de cera. Em um enredo baseado em uma obra que o foco principal são os conflitos morais, acredito que essas situações deveriam ser melhor expressadas e o elenco fica muito aquém de demonstrar o necessário, o único que consegue trazer um pouco mais de emoção é Alec Guinness em seu primeiro grande papel. Nem vou comentar o fato de John Mills ter o dobro da idade do seu personagem.

Quer dizer, se não fosse toda a parte estética, com certeza minha classificação de Grandes Esperanças seria mais baixa, o filme não envolve e seu desenvolvimento é entediante.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...