Passagem Para Índia

poster filme passagem para índia
título original: A Passage to India
gênero: Drama, Aventura
duração: 2h 44 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: EMI Films
direção: David Lean
roteiro: E.M. Forster, Santha Rama Rau, David Lean
fotografia: Ernest Day
direção de arte: John Box, Herbert Westbrook


Anos 1920, Adela parte para a Índia junto a sua futura sogra para encontrar seu noivo. Tentando se adaptar ao novo país elas conhecem Dr. Aziz, um indiano muito prestativo que as leva para conhecer as montanhas da região. Porém esse passeio irá mudar o rumo das coisas.

Passagem Para a Índia foi o último trabalho de David Lean e, como já visto em suas obras anteriores, o diretor presa muito pelos planos abertos que valorizam as paisagens espetaculares.

Quanto ao roteiro, a história trabalha de forma um pouco velada os conflitos entre classes na Índia colonial. Ainda que, sim, vejamos ali o início da luta indiana pela independência, o conflito parece ficar mais nas diferenças culturais entre ingleses e indianos.

O interesse da protagonista em viver conforme o povo local acaba por expor ainda mais o choque entre povos e, ainda que buscando uma equidade, potencializar o racismo latente. E, mesmo com todas as reviravoltas, ainda assim alguns personagens parecem manter a postura de colonizador e colonizado.

Mesmo com quase 3 horas de duração, Passagem Para a Índia envolve e prende a atenção durante toda sua execução. O enredo é interessante e as imagens são sedutoras. Merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...