Henrique V

poster filme henrique v
título original: The Chronicle History of King Henry the Fifth with His Battell Fought at Agincourt in France
gênero: Biografia, Drama
duração: 2h 17 min
ano de lançamento: 1944
estúdio: Warner Bros.
direção: Laurence Olivier
roteiro: William Shakespeare, Laurence Olivier, Dallas Bower, Alan Dent
fotografia: Robert Krasker, Jack Hildyard


Henrique V, rei da Inglaterra de 1413 a 1422, parte com uma pequena expedição para reivindicar a coroa da França, porém, ao chegar lá, é recebido por um vasto exército francês que não está disposto a deixá-lo chegar onde deseja.

Laurence Olivier é considerado um dos maiores atores de todos os tempos, e um dos maiores conhecedores de Shakespeare também. Nada melhor então que ele dirigir e atuar Henrique V que, na época foi considerado uma grande propaganda patriota. Tanto por estarem ainda em meio a Segunda Guerra Mundial, quanto por Olivier fazer parte da Aviação Naval britânica. Por esses pontos entendo sua existência entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

A escolha do filme se iniciar como uma peça de teatro e depois migrar, aos poucos, para o espaço totalmente aberto conforme partiam para a França é bem interessante.

Ainda assim, estamos falando de um filme com quase 80 anos de existência. Então, as cenas de luta parecem uma grande bagunça, ainda que tenham sido consideradas incríveis na época, o ritmo do filme é lento e a história, me desculpe quem gosta de Shakespeare, é desinteressante.

Tiro os méritos que o filme tem de ter sido um dos primeiros a conseguir levar Shakespeare para o universo cinematográfico? Não. Mesmo assim, o filme não fica mais fácil de assistir.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...