A Condessa Descalça

poster filme a condessa descalça
título original: The Barefoot Contessa
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 08 min
ano de lançamento: 1954
estúdio: Transoceanic Film
direção: Joseph L. Mankiewicz
roteiro: Joseph L. Mankiewicz
fotografia: Jack Cardiff


Maria Vargas, uma cantora e dançarina espanhola, é descoberta por um diretor de cinema e um produtor milionário e convencida a virar atriz. Ela está disposta a tudo para alcançar a fama, menos entregar sua alma e perder sua essência.

A Condessa Descalça pode ser lida de várias formas. Você pode escolher ver apenas como um filme a la Cinderela, a mocinha pobre que conquista seu príncipe encantado, mas a história vai muito além disso.

Dentro do enredo passamos pelos bastidores de Hollywood, pela alta sociedade francesa e pela aristocracia italiana - todos mostrando como são fechados em seus mundos paralelos e, ao mesmo tempo, como são formatos de sociedade falidos.

Partindo do velório de Maria, vemos sua história contada a partir de vários pontos de vista. É incrível como a escolha de ter vários narradores para um mesmo enredo enriquece a história. Além disso também vemos uma mesma situação sendo contada de pontos diferentes.

O techinicolor foi usado com maestria e não parece exagerado em nenhum momento, muito pelo contrário, em várias cenas ajuda a valorizar a fotografia.
 
Além disso, temos Ava Gardner no auge de sua carreira e beleza.

A Condessa Descalça utiliza de jogos de cena e construções de narrativa muito a frente de seu tempo, com certeza é um filme atemporal e que merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...