Sob O Céu Do Líbano

poster filme sob o céu do líabno
título original: Le cerf-volant
gênero: Drama
duração: 1h 20 min
ano de lançamento: 2003
estúdio: Arte France Cinéma
direção: Randa Chahal Sabag
roteiro: Randa Chahal Sabag
fotografia: Dominique Brenguier, Alain Levent
direção de arte: Sylvain Chauvelot


Lamia é uma jovem de 15 anos que vive na fronteira entre o Líbano e Israel. Quando se aproxima dos 16 anos ela deve atravessar a fronteira para se casar com um primo, a quem é prometida. Essa travessia trará muitas mudanças a sua vida.

Sob O Céu Do Líbano poderia ser resumido a um Romeu e Julieta moderno, mas acredito que vai além disso.

Claro que a referência é quase óbvia quando vemos dois jovens que se amam e não podem ficar juntos. Porém é o porquê que aprofunda a questão.

Não é somente pelas famílias se odiarem, mas sim pelo conflito entre os povos, pela guerra entre regiões. Inclusive, fica claro que o enredo tem um lado - e não é o do exército israelense. Mas achei uma escolha muito interessante e poética questionarem uma guerra através de uma história de amor.

Um ponto que gosto muito nos filmes árabes em geral é a fotografia. Eles sempre utilizam muito de imagens externas e os ambientes áridos e montanhosos dão todo um clima especial aos filmes.

A única coisa que me incomodou foi o final de Sob O Céu Do Líbano, para um roteiro que estava seguindo um enredo tão linear e cru, de repente, se tornou algo metafórico e indefinido. Ainda assim, foi uma grata surpresa e experiência.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...