Orfeu Do Carnaval

poster filme orfeu do carnaval orfeu negro
título original: Orfeu Negro
gênero: Fantasia, Drama
duração: 1h 40 min
ano de lançamento: 1959
estúdio: Dispat Films
direção: Marcel Camus
roteiro: Marcel Camus, Jacques Viot, Vinicius de Moraes
fotografia: Jean Bourgoin
direção de arte: Pierre Guffroy


Orfeu, um condutor de bonde e sambista, está para casar com Mira quando conhece Eurídice e se apaixona por ela. Porém esse amor despertará o ciúme de sua noiva e de um estranho fantasiado de Morte que persegue Eurídice.

Orfeu Do Carnaval, ou Orfeu Negro, é uma adaptação da peça de Vinícius de Moraes feita através de uma colaboração entre Brasil, França e Itália, que conquistou a Palma De Ouro em Cannes e o Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.

Para o brasileiro ele pode ser visto como uma leitura caricaturesca da nossa cultura, reforçando aquela visão exótica do Brasil.

Porém, acho que vale assisti-lo com uma visão de análise antropológica. Ainda que seja sim caricato em alguns pontos, a escolha de ter várias cenas externas reais do carnaval e por ser parte do movimento do neo-realismo, o que traz todo um elenco de amadores, nos traz muita verdade ao enredo.

Além disso, ter os olhos abertos para como é interessante ter o mito de Orfeu adaptado para o carnaval - a ideia de adaptar o barqueiro Caronte para o porteiro de um prédio do governo é genial.
 
Outro ponto revolucionário do filme é o fato de ter um elenco composto apenas por negros, algo nada comum a época.

Apesar disso tudo não vou mentir que é um filme fácil de ver, ele pode ser sim um pouco cansativo. Mas isso não faz com que Orfeu Do Carnaval deixe de ser um marco no cinema ou que desmereça seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...