O Poder De Um Jovem

poster filme o poder de um jovem
título original: The Power of One
gênero: Drama
duração: 2h 07 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Alcor Films
direção: John G. Avildsen
roteiro: Bryce Courtenay, Robert Mark Kamen
fotografia: Dean Semler
direção de arte: Roger Hall


1930, África do Sul. Antes da instauração do Apartheid, o pequeno PK fica órfão e é criado por um amigo do seu avô. Quando este é preso, ele acaba fazendo amizade na cadeia com um prisioneiro que o ensina a lutar boxe. Por conseguir unir as tribos naquele espaço ele ganha o apelido de Fazedor de Chuva, o que o seguirá por toda a vida, mudando a forma como vê e reage à sociedade.

O Poder De Um Jovem traz uma mensagem muito forte sobre luta por igualdade e direitos humanos. Ainda que uma história fictícia, se passa em um período real da história e retrata bem a situação de uma sociedade. Há uma frase que determina bem o mote do filme, quando um personagem diz: "A justiça é relativa a quem está no comando".

Porém há alguns problemas conceituais no enredo, que na época podem não ter sido questionados, mas vendo hoje do ponto de vista da luta antirracista são um pouco problemáticos. Como, por exemplo, ter no protagonista a figura do branco salvador. Temos no núcleo negro personagens fortes e que lutam contra a opressão, mas quem pode salvar toda a comunidade negra daquela região é um único rapaz branco?

Outro ponto é o fato de colocarem os ingleses como uma "tribo" rechaçada como os negros pelos africânderes, sendo que eles também eram parte desse grupo étnico.

Tirando isso, O Poder De Um Jovem é um daqueles filmes motivacionais e emotivos, que nos dá uma certa esperança sobre a mudança, lenta, da sociedade.

E, para melhorar, ainda temos uma trilha sonora de arrepiar e uma fotografia condizente com a beleza das paisagens africanas.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...