O Guerreiro Silencioso

poster filme o guerreiro silencioso
título original: Valhalla Rising
gênero: Ação
duração: 1h 33 min
ano de lançamento: 2010
estúdio: BBC Films
direção: Nicolas Winding Refn
roteiro: Nicolas Winding Refn, Roy Jacobsen, Matthew Read
fotografia: Morten Søborg
direção de arte: Laurel Wear


Escandinávia, século XI. Um guerreiro mudo e com uma força sobrenatural é é escravo em uma aldeia e forçado a lutar com outros guerreiros. Em certo momento ele escapa e leva com ele um garoto, no caminho eles se juntam a um grupo de vikings que buscam pela Terra Santa.

Assisti ontem a O Guerreiro Silencioso e ainda não sei exatamente o que acho.
 
Gosto muito de filmes de ação que seguem o caminho contrário ao do lugar comum de muita correria, muitas lutas, muito barulho. E é isso que este filme se propõe, temos 1 hora e meia de um silêncio quase completo cortado de vez em quando por cenas de extrema violência.

E ainda que o personagem de Mads Mikkelsen não fale uma palavra durante todo o filme, sua interpretação passa todo a expressão necessária ao papel.

Porém, ainda que a estética do filme seja coerente com o enredo e bonita, de certa forma, pesaram tanto na pós produção que dá claramente para ver halos em volta da cabeça dos atores.

Também temos a questão do roteiro, claro que a presença quase nula de diálogos colabora também, mas acredito que talvez para entender bem o que se passa seja necessário ter um bom conhecimento da cultura nórdica. Sem isso tudo fica um tanto confuso, como foi para mim.

Talvez ali haja uma crítica às Cruzadas? A como o cristianismo massacrou as culturas pagãs? Ou esteja tudo muito ligado a algum mito ou lenda da região?

Talvez a função de O Guerreiro Silencioso seja exatamente nos deixar mudos como o protagonista.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...