Círculo De Fogo

poster filme círculo de fogo
título original: Enemy at the Gates
gênero: Guerra
duração: 2h 11 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Paramount Pictures
direção: Jean-Jacques Annaud
roteiro: Jean-Jacques Annaud, Alain Godard
fotografia: Robert Fraisse
direção de arte: Wolf Kroeger


2ª Guerra Mundial, Vasily Zaitsev vai para Stalingrado defender seu país contra a invasão alemã. Após um encontro casual com o Comissário Danilov, onde Vasily acaba mostrando seus dons como atirados, ele acaba transformado em um herói de guerra da propaganda russa. Sua fama acaba atraindo a atenção do exército nazista que envia um franco atirador para matá-lo, assim inicia-se uma perseguição de gato e rato.

Círculo De Fogo é mais um filme de guerra baseado em um fato verídico. Sim, Vasily existiu e foi construído um mito sobre sua figura, todo o resto não é possível afirmar se aconteceu ou não.

Independente de ser verdade ou invenção do roteiro, a perseguição entre os dois inimigos é interessante e constrói uma tensão necessária ao enredo. Já a parte do romance poderia ser dispensável.

O fato de um filme onde de um lado temos russos, do outro alemães, e todos falam inglês me incomoda. Mas faz parte da hollywoodização dos fatos históricos, fazer o que?


O elenco é estrelado; Jude Law, Rachel Weisz e Joseph Fiennes seguram bem as pontas do lado dos mocinhos enquanto Ed Harris, como sempre, brilha do lado vilão.

Apesar das suas mais de duas horas de duração, Círculo de Fogo prende a atenção e envolve os espectadores, ainda que lidando com temas explorados a exaustão no cinema.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...