A Era Da Estupidez

poster filme a era da estupidez
título original: The Age of Stupid
gênero: Documentário
duração: 1h 32 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Passion Pictures
direção: Franny Armstrong
roteiro: Franny Armstrong
fotografia: Lawrence Gardner
direção de arte: David Bryan


A Era Da Estupidez é um documentário que nos retrata as atitudes dos seres humanos que nos empurram para o aquecimento global e suas consequências, tudo narrado por um arquivista do futuro.

O filme começa com cenas produzidas graficamente, bem mal feitas para a época inclusive, e que nos coloca em um cenário pós apocalíptico em 2055. Nele encontramos um arquivista interpretado por Pete Postlethwaite que narra acontecimentos passados que nos levaram àquela situação.

Esse misto de ficção científica com documentário é interessante, mas sinto que faltou algo para que ficasse bem construído. Ainda assim, é uma aposta curiosa e uma escolha inteligente para tentar provocar um pouco mais quem assiste.

Digo um pouco mais pois todas as cenas de arquivo mostradas são bem angustiantes e instigadores. Como bom documentário sobre o aquecimento global, A Era Da Estupidez é alarmista - não que o tema não exija esse tom, mas tenho a sensação que isso afasta quem não acredita da possibilidade de entender o tema.

O tema é interessante, verdades são ditas, mas acho que há outros documentários que abordem o assunto de uma forma mais contundente, como "Uma Verdade Inconveniente", por exemplo.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...