Mulan

poster filme mulan 2020
título original: Mulan
gênero: Aventura
duração: 1h 55 min
ano de lançamento: 2020
estúdio: Walt Disney Pictures
direção: Niki Caro
roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, Lauren Hynek, Elizabeth Martin
fotografia: Mandy Walker
direção de arte: Grant Major


Mulan é uma jovem determinada, que se vê obrigada a esconder a força do seu Chi por essa não ser uma característica de mulher. Quando o Imperador da China exige que um homem de cada família se junte ao exército, Mulan foge e toma o lugar do pai que está doente se passando por homem.
 
Mulan é a a versão live action da animação homônima de 1998. Eu tinha 10 anos na época e confesso que não foi um dos desenhos que mais gostava, mas ver esta versão atual me fez rever o anterior pois sentia que algo não estava certo.
Algumas coisas mudaram:
 
- A animação é musical, a live action não e escolheu transformar algumas músicas em cenas - o que não funcionou muito bem (como a cena dos rapazes comentando das noivas) ou destruiu um dos momentos mais marcantes do filme, como a cena em que Mulan se transforma em um rapaz, uma transformação marcante no desenho que foi resumida em menos de um minuto no live action;

- Muchu, personagem de apoio com grande destaque na animação, virou uma Fênix que é quase uma figurante na trama e não tem nenhuma utilidade para a história;

- Por fim, a própria protagonista. Enquanto na animação ela é uma garota comum, que mostra ser possível que uma mulher seja uma guerreira como um homem, no live action essa capacidade só é possível porque Mulan tem "super poderes" graças a seu Chi desenvolvido - o que joga por terra toda a pauta feminista da trama.

É difícil não comparar as duas produções, principalmente quando a mais atual era tão esperada e ficou tão abaixo das expectativas.

Mulan merece sua indicação ao Oscar 2021 na categoria Melhor Efeitos Visuais, se acertaram em um ponto foi em terem investido na estética dos filmes de kung fu chineses. Mas sua indicação a Melhor Figurino parece questionável, já que houve uma crítica muito grande vindo da China às escolhas feitas de caracterização dos personagens, que não estão de acordo com as vestimentas do país.


CLASSIFICAÇO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...