Better Days

poster filme better days
título original:Shaonian de ni
gênero: Drama, Policial
duração: 2h 15 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Shooting Pictures
direção: Derek Tsang
roteiro: Wing-Sum Lam, Yuan Li , Yimeng Xu, Nan Chen, Jiuyue Xi
fotografia: Saba Mazloum, Jing-Pin Yu
direção de arte: Honghu Liang

Nian vê nos estudos a oportunidade de entrar em uma faculdade prestigiada. Estando em período pré vestibular, ela se refugia nos estudos para se livrar de uma turma de valentões de sua escola. Em meio a essa situação de bullying ela encontra Bei, um menino marginal, que passa a ajudá-la.

Better Days está concorrendo na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2021 e é o primeiro que assisto da categoria.

O tema bullying é trabalho de uma forma intensa e rege toda a condução do enredo. A história exibe alguns pontos sobre a China: o peso das exigências feitas aos estudantes (seria a própria escola e  Estado uns "bullers"?) e o nível de violência dos ataques de bullying.

A forma como o envolvimento entre Nian e Bei se desenvolve é bem melodramático, isso não é um problema já que funciona muito bem. Ainda assim, acredito que para nós, brasileiros, isso pode ser comparado a um estilo um pouco novelesco.

A fotografia e a trilha sonora colaboram bastante com o peso dramático necessário para que o espectador se envolva completamente com o sofrimento dos protagonistas.

Porém, o diretor e os roteiristas tiveram em mãos um momento perfeito para acabar o filme no clímax, mas decidiram continuar até uma mensagem moral mais aceitável e isso foi um balde de água fria. Para ajudar ainda há uma sequência pós crédito que funciona praticamente como uma mensagem governamental anti bullying.

Independente disso, Better Days, no todo, é uma boa experiência, mas perderam a oportunidade de fechar o filme de uma maneira muito mais condizente com o enredo melodramático.  


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...