Agente Duplo

poster filme agente duplo the mole agent
título original: El Agente Topo
gênero: Documentário
duração: 1h 24 min
ano de lançamento: 2020
estúdio: Micromundo Producciones
direção: Maite Alberdi
roteiro: Maite Alberdi
fotografia: Pablo Valdés


Um investigador particular recebe o pedido de uma cliente para que investigue se sua mãe está sendo mal tratada no asilo em que vive. Para isso, ele contrata um senhor na casa dos 80 anos para se passar por um residente e ser um investigador infiltrado.

Agente Duplo (The Mole Agent) está concorrendo ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Documentário e eu acho que nunca vi um documentário assim.

Na verdade, tanto nessa categoria como na de curtas documentários, estou vendo uma nova modalidade surgir. São documentários que cruzam um pouco a linha do documental e flertam com o ficcional. O mesmo acontece aqui em Agente Duplo.

Algumas situações são providenciais demais para parecerem ser apenas o acaso e isso dá a impressão de ter sido pré roteirizado.

Ainda assim, o filme prende a atenção e te leva das risadas às lágrimas. Além disso o envelhecimento e seus percalços, a relação da família com os idosos e tudo que envolve a vida na terceira idade está ali exposto de uma forma inovadora.

A direção, a trilha sonora e o trabalho de cores da produção ajudam bastante a deixá-la com um clima mais leve e agradável.

Porém, continuo me questionando até que ponto é legal essas novas experiências no documental, se não pode ser perigoso cair no limbo das fake news. Mesmo assim, Agente Duplo (The Mole Agent) foi uma ótima experiência, bonita, alegre e sentimental.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...