Professor Polvo

poster filme professor polvo
título original: My Octopus Teacher
gênero: Documentário
duração: 1h 25 min
ano de lançamento: 2020
estúdio: A Netflix Original Documentary
direção: Pippa Ehrlich, James Reed
roteiro: Pippa Ehrlich, James Reed
fotografia:Roger Horrocks

O documentário Professor Polvo acompanha a história de Craig Foster que, após um longo período de estresse no trabalho, se refugia na ponta da África e passa a mergulhar diariamente em uma floresta subaquática. Dessa rotina surge o contato, e uma amizade improvável, com um polvo.

Antes de qualquer coisa, a pauta de preservação da natureza é muito importante. Acompanhado a isso ainda temos uma fotografia deslumbrante, não há um frame desse filme que não mereça ser enquadrado.

Dito isso, o enredo me parece um cruzamento entre o National Geographic e um livro do Augusto Cury.
 
Craig Foster narra de uma maneira que nos faz entender que ele começou a fazer esses mergulhos e registros após muito estresse no trabalho. Porém, se as cenas são realmente as filmadas desde o seu primeiro mergulho, que diz ter feito sozinho, algo não se encaixa por alguns motivos: 

- Há muitas cenas que mostram Craig, então teriam sido feitas por outra pessoa que também estaria mergulhando;

- Ele afirma ter interagido da melhor forma possível a não alterar o fluxo da natureza, o que faria não caber ele ter montado um "set" submerso para se filmar sozinho. 

Esse ponto solto já faz com que o documentário comece a ir para uma área mais ficcional, na minha opinião, por parecer que algo foi manipulado.

Outro ponto é que Professor Polvo parece ser um filme sobre a natureza selvagem, sobre a inteligência do polvo e, na verdade, se trata das reflexões sobre a vida de um homem branco, rico e de meia idade.

Além disso, a condução do filme é feita de uma forma cansativa, tendo câmera lenta em boa parte do filme e se tornando repetitivo ao colocar cenas da entrevista do narrador falando algo e em seguida mostrando exatamente o que ele disse - isso faz com que sua 1h25 pareça bem mais longa.

Professor Polvo pode até ser visto como poético, mas não vejo razões para estar indicado a Melhor Documentário do Oscar 2021. Ainda assim, se quiser assistir, está disponível na Netflix.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...