Crip Camp: Revolução Pela Inclusão

poster filme crip camp revolução pela inclusão
título original:Crip Camp
gênero: Documentário
duração: 1h 46 min
ano de lançamento: 2020
estúdio: Higher Ground Productions
direção: James Lebrecht, Nicole Newnham
roteiro: James Lebrecht, Nicole Newnham, David Radcliff
fotografia: Vicente Franco, Mario Furloni, Tom Kaufman, Justin Schein, Jon Shenk


Década de 1970, enquanto viam acontecendo movimentos como Woodstock, jovens deficientes enfrentavam o isolamento, descriminação e institucionalização. O acampamento Jened foi um espaço de liberação para esse grupo e que os motivou a buscar por seus direitos.

Crip Camp: Revolução Pela Inclusão está indicado ao Oscar 2021 na categoria Melhor Documentário e vem com o intuito de incomodar.

Digo isso de um ponto positivo, para nos fazer rever nossos conceitos e preconceitos. Como exemplo, ainda que de acordo com todas as pautas levantadas pelo grupo, me incomodou muito assistir as entrevistas com as pessoas com paralisia cerebral - e esse meu incômodo me incomodou.

É impressionante ver como a acessibilidade, que ainda falta em muitos lugares, era zero naquela época. E pior, não havia nenhum interesse do poder público em mudar esse cenário.

Quase todo o documentário é composto por imagens de arquivo da época e isso traz uma riqueza enorme de detalhes e informações ao que está sendo contado.   

Ver pessoas com tantos obstáculos na vida indo pra rua requisitar seus direitos e batalhar por condições dignas é pra fazer pensar porque ainda estamos sentados com a bunda no sofá aturando tanta coisa.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...