A Dupla Vida De Veronique

título original: La double vie de Véronique
gênero: Drama, Fantasia
duração: 1h 38 min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Sidéral Productions
direção: Krzysztof Kieslowski
roteiro: Krzysztof Kieslowski, Krzysztof Piesiewicz
fotografia: Slawomir Idziak
direção de arte: Patrice Mercier


Weronika é uma cantora lírica que mora na Polônia, Veronique é uma professora de música que vive na França. As duas sentem viver ligadas a outra pessoa de forma misteriosa. Acompanhamos a vida de Weronika até que um acontecimento reflete na vida de Veronique.

A Dupla Vida De Veronique é construído em um lugar completamente onírico e fantasioso, o que deixa muitas situações em aberto e sem explicação.
 
Une-se a isso o ritmo lento e tedioso de condução da trama, o que torna a experiência de assistir ao filme bem complicada.

Ainda que interpretando os dois papéis principais, não entendi porque Irène Jacob recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes daquele ano - o que vi foi uma pessoa com cara de paisagem durante todo o filme.

Porém, a direção de arte e a fotografia fazem valer todo o filme, cada cena parece uma pintura de tão linda.

Além disso, a sequência final, onde o manipulador de fantoches e escritor infantil começa a criar sua nova obra e passa, com isso, a criar um vínculo entre as histórias, faz com que a trama ganhe valor.
 
Talvez por isso, e por A Dupla Vida De Veronique ser o primeiro filme de Krzysztof Kieslowski, mereça estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...