O Sal Da Terra

poster filme o sal da terra
título original: Salt of the Earth
gênero: Drama, Biografia
duração: 1h 49 min
ano de lançamento: 1954
estúdio: Independent Productions
direção: Herbert J. Biberman
roteiro: Michael Wilson
fotografia: Stanley Meredith, Leonard Stark


Um grupo de mineradores mexicanos no Novo México organiza uma greve em busca de direitos iguais entre eles e os anglos. Porém, alguns acontecimentos durante a greve trarão também suas esposas para a luta em pé de igualdade.

O Sal Da Terra foi censurado durante a era McCarthy por ser considerado comunista, isso somado ao fato de que foi baseado em fatos reais já me faz concordar com sua permanência entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

A princípio pode só parecer uma "propaganda de esquerda", mas vai além disso. É importante aqui ver o nascimento dos sindicatos e sua relevância no desenvolvimento dos trabalhadores como entendedores de seu papel na máquina do mercado.

Mas, para além disso, vemos um conflito social dentro das famílias: os homens reprimidos no trabalho espelhavam esse comportamento em suas esposas. E a partir do momento em que elas passam a ser as protagonistas da greve a reviravolta que acontece na trama é linda de ver.
 
Esperanza, vivida por Rosaura Revueltas, transmite vida em seu olhar conforme ganha protagonismo dentro de sua própria existência. E, ainda que nem dê para notar, boa parte do elenco de O Sal Da Terra é composto por não profissionais, que inclusive estiveram na greve real.

Tantas décadas depois e ainda é um filme marcante e de relevância.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...