A Vingança do Ator

poster filme a vingança do ator
título original: Yukinojô henge
gênero: Drama
duração: 1h 55 min
ano de lançamento: 1963
estúdio: Daiei Studios
direção: Kon Ichikawa
roteiro: Otokichi Mikami, Daisuke Itô, Teinosuke Kinugasa, Natto Wada
fotografia: Setsuo Kobayashi
direção de arte: Yoshinobu Nishioka


Um grupo de teatro Kabuki viaja o Japão. Ao chegarem em Edo, Yukinojo, o principal ator da companhia, se depara com os três homens que levaram seus pais ao suicídio e põe em prática a vingança que planejava há anos.

A Vingança do Ator é uma refilmagem de um filme em que Kazuo Hasegawa também interpreta os personagens principais - com a distância de quase 30 anos entre um filme e outro.

A trama de vingança, a princípio, me deixou muito interessada, porém, conforme o filme anda, o enredo começa a ficar um tanto confuso, principalmente pelo envolvimento de tramas paralelas. Mas isso não significa que o filme seja um desastre.

A escolha do diretor Kon Ichikawa em elaborar a produção de forma bem próxima ao estilo do teatro Kabuki eleva o estilo do filme a outro nível. Toda a fotografia, cenografia, atuações e direção de arte estão alinhadas com o estilo teatral e isso faz com que A Vingança do Ator seja um afago aos olhos.

Volto mais uma vez a citar Kazuo Hasegawa pois seu papel como Yakinojo, um ator referência em fazer papéis femininos, pode até ter soado ultrajante à época, mas é extremamente bem elaborado; fazendo com que nós pensemos durante muito tempo assim como alguns personagens: "ele é homem ou é mulher?".

A Vingança do Ator merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...