Se...

poster filme se...
título original: If...
gênero: Drama
duração: 1h 24 min
ano de lançamento: 1968
estúdio: Memorial Enterprises
direção: Lindsay Anderson
roteiro: David Sherwin, John Howlett
fotografia: Miroslav Ondrícek
direção de arte: Jocelyn Herbert


Mick Travis estuda em uma escola pública inglesa e se sente oprimido pelo sistema. ele então lidera um grupo de alunos rebeldes em busca de vingança.

Se... é colocado no "1001 filmes para ver antes de morrer" como sendo inspirado por uma mistura do cinema surrealista com Monty Python.

Concordo em relação ao surrealismo, apesar do roteiro ser muito bem estruturado em capítulo, pelas situações absurdas, desconexas e que parecem fora de lugar em vários momentos do filme.

Agora, a única cena em que se pode ser um que dos humoristas de Monty Python é no momento em que um bispo aparece dentro de uma gaveta e, mesmo assim, é forçar a barra fazer essa analogia.

Filmes sobre internatos costumam retratar ambientes opressores e situações padrões de abusos e fuga das regras. Mas, ainda que guiado por capítulos, o roteiro não é fácil de acompanhar. 

Uma coisa é certeza qualquer filme que eu veja que tem Malcolm McDowell no elenco já vou ter uma certeza: se trata de uma história sobre pessoas perturbadas.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...