O Espírito da Colméia

poster filme o espírito da colméia
título original: El Espiritu De La Colmena
gênero: Drama, Fantasia
duração: 1h 38 min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Elías Querejeta Producciones Cinematográficas S.L
direção: Víctor Erice
roteiro: Víctor Erice, Ángel Fernández Santos
fotografia: Luis Cuadrado


Década de 1940, área rural da Espanha. Após assistirem ao filme Frankenstein, Ana, uma menina de sete anos, mergulha em um mundo de fantasia.

Ao ler a sinopse de O Espírito da Colméia imaginei que o filme seria desenvolvido mais num âmbito de fantasia, que seríamos guiados pela imaginação da menina.

O que vemos não é bem isso. Levamos quase meia hora apenas para ser apresentados a todos os membros da família e suas peculiaridades. O encantamento de Ana pelo monstro do filme e seu interesse em encontrar o seu espírito ficam claros em um diálogo com a irmã, mas não tanto no decorrer do filme enquanto ela vaga pelo vilarejo - apenas depois que ela encontra um fugitivo a situação parece tomar mais forma.

Talvez, na verdade, o filme fale mais sobre o impacto das relações familiares nas pessoas e sobre a solidão do ser humano.

Mas o que mais me chamou a atenção em O Espírito da Colméia foi sua estética delicada e bucólica. E o que mais impressiona é saber que o diretor de fotografia Luis Cuadrado estava ficanod cego quando participou deste filme e dependeu de polaroids e uma lupa para dirigir a composição de luz e cena - por esse motivo concordo com que esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...