O Medo Devora A Alma

poster filme o medo devora a alma
título original: Angst Essen Seele Auf
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 32 min
ano de lançamento: 1974
estúdio: Filmverlag der Autoren
direção: Rainer Werner Fassbinder
roteiro: Rainer Werner Fassbinder
fotografia: Jürgen Jürges


Emmi é uma mulher de 60 anos que, após se abrigar da chuva em um bar, conhece Ali, um homem negro, muçulmano e 20 anos mais jovem. Ele a chama para dançar e, a partir daí, eles começam a se relacionar, mas todos a sua volta questionam e desprezam o envolvimento dos dois.

O Medo Devora A Alma está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Dei um intervalo esses tempos pois estava pegando uma sequência muito complicada de filmes. Que bom que meu retorno foi com ele.

Podemos começar falando sobre o romance "improvável" entre eles que começa a partir de uma piada em forma de desafio. Mas dizer que o roteiro é sobre um casal que enfrenta a sociedade pelo seu amor é um tanto limitado. Sim, há questões sobre a diferença de idade e os tabus sobre o amor na terceira idade, mas vai além.

Temos aqui dois protagonistas extremamente profundos, cada um com suas dores, que se encontram e se completam indo contra todas as probabilidades. Além disso, O Medo Devora A Alma expõe o preconceito latente contra imigrantes na sociedade alemã - e isso há quase 50 anos atrás!

Poderia aqui listar todos os preconceitos que eles passam, enquanto indivíduos e enquanto casal, mas acredito que é mais interessante dizer que, ainda que tudo que falam seja desprezível, ainda assim passamos o filme todo com uma ponta de dúvida sobre a sinceridade deste amor.

No mês da Consciência Negra, com certeza O Medo Devora A Alma pode nos trazer vários questionamentos sobre nossos próprios pensamentos.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...