O Silêncio do Lago

poster filme o silêncio do lago
título original: Spoorloos
gênero: Suspense
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 1988
estúdio: Argos Films
direção: George Sluizer
roteiro: Tim Krabbé, George Sluizer
fotografia: Toni Kuhn


Rex viaja com sua namorada, Saskia, de férias. Ao pararem em um posto ela some misteriosamente. Ele então dedica os 3 anos seguintes da sua vida para encontrá-la. Em determinado momento passa a receber postais do suposto sequestrador.

Para simplificar a análise de O Silêncio do Lago direi que se trata de um suspense, mas acredito que ele vá muito além disso.

Pode sim ser visto como um thriller psicológico, mas também temos aqui um drama envolvendo a culpa que o protagonista sente por não encontrar a namorada, os desajustes que isso provoca em sua vida, além de toda uma análise comportamental do antagonista.

E o enredo se desenvolve de uma forma que sempre deixa aquela dúvida do que realmente aconteceu, do que pode vir a acontecer, dessa forma prende nossa atenção do início ao fim.

Por fim, Bernard-Pierre Donnadieu, que interpreta o sociopata, consegue de uma forma minimalista expressar tudo o que é necessário sobre seu personagem.

O Silêncio do Lago teve uma refilmagem hollywoodiana uns anos depois, com um final diferente, mas é esse que merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...