O Matador

poster filme o matador
título original: Dip huet seung hung
gênero: Ação, Drama
duração: 1h 51 min
ano de lançamento: 1989
estúdio: Film Workshop
direção: John Woo
roteiro: John Woo
fotografia: Peter Pau, Wing-Hang Wong


Um assassino de aluguel aceita um último grande trabalho para conseguir o dinheiro necessário para pagar a cirurgia de córneas de uma moça que ele acidentalmente feriu em um trabalho anterior. Traído por seu contratante ele acaba unindo forças ao investigador designado para prendê-lo.

Terminei de assistir O Matador com um sentimento dúbio em relação ao filme.

Por um lado, as cenas de ação são muito boas - ainda que exagerem nas câmeras lentas - e claramente foram inspiração para muitos filmes hollywoodianos do gênero.

O final sanguinolento em uma capela, com música religiosa ao fundo e praticamente todo o elenco vestindo branco e deixando os tiros e sangues ainda mais em evidência e de impressionar até quem não é muito fã do gênero.

Agora, o roteiro é sofrível. O melodrama que envolve o protagonista e a mocinha é mais exagerado e sofrido que muita novela mexicana. Por outro lado temos um senso de justiça e honra que une o assassino e o policial que poderia até ser interessante, mas fica superficial e mal trabalhado com diálogos questionáveis.

Para ajudar, boa parte do filme é envolvida por uma trilha sonora dramática bem típica dos anos 1980 que acaba dificultando que o filme não fique datado.

Vejo nele vários elementos que foram copiados por Tarantino e tudo o que envolve as cenas de ação (direção, fotografia, mas não roteiro) fazem com que até entenda estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", ainda que não justifique. 

Mas, sinceramente, eu ri do início ao fim de O Matador.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...