O Ano Mais Violento

poster filme o ano mais violento
título original: A Most Violent Year
gênero: Drama, Policial
duração: 2h 05 min
ano de lançamento: 2014
estúdio: Before The Door Pictures
direção: J.C. Chandor
roteiro: J.C. Chandor
fotografia: Bradford Young
direção de arte: John P. Goldsmith


Nova York, 1981. Estatisticamente o ano mais violento da história da cidade. Abel Morales é um empresário do ramo dos combustíveis que tenta expandir seus negócios sem se envolver com esquemas corruptos ou criminosos.

Assisti a o primeiro terço de O Ano Mais Violento fazendo uma peça de crochê. Ainda que estivesse vendo dublado, isso pode ter prejudicado o entendimento da trama.

Tendo isso claro e que eu terminei de assistir meio confusa sobre o que se tratava, já deixo dito que talvez ele merecesse uma melhor classificação. 

Mas aí vi um comentário que dizia que esse é um filme sobre máfia, mas sem a máfia. E tudo fez mais sentido, é exatamente isso! Todo o ambiente da história está sendo afetado pelos criminosos e o que vemos é o protagonista fazendo o possível para se esquivar e não se deixar ser arrastado para dentro do esquema.

É este o ponto de suspense e mistério, o responsável por nos deixar em tensão durante todo o filme sem conseguir enxergar exatamente o que o espreita e para onde deve ir.

Para ajudar temos uma fotografia maravilhosa, com uma paleta de cores pensada minuciosamente e uma grande atuação de Oscar Isaac (que poderia muito bem ser um mafioso, mas não é).

Vale ver O Ano Mais Violento, mas prestando muito mais atenção do que como eu fiz.


CLASSIFICAÇÃO: BOM

Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...