Homem Morto

título original: Dead Man
gênero: Drama, Fantasia
duração: 2h 01 min
ano de lançamento: 1995
estúdio: Pandora Filmproduktion
direção: Jim Jarmusch
roteiro: Jim Jarmusch
fotografia: Robby Müller
direção de arte: Bob Ziembicki


Após a morte dos pais, William Blake viaja para os confins do oeste estadunidense por causa de uma proposta de trabalho. Ao chegar lá e ser recusado, acaba envolvido em um assassinato e perseguido por pistoleiros. Na fuga conhece "Ninguém", um nativo americano que acredita que ele é o poeta inglês de mesmo nome.

Homem Morto trás muitas sensações. A princípio pode ser visto com um filme sem enredo e monótono, uma tentativa de ser um faroeste moderno. Os cortes e transições de cena com uma tela preta o tempo todo podem acabar dando ainda mais um tom cansativo ao filme.

Por outro lado, acompanhamos a viagem com destino à morte do protagonista. Vendo dessa forma as frases e rituais "aleatórios" de Ninguém passam a ter mais sentido.

Para ajudar na contemplação ainda temos uma trilha sonora imersiva, uma fotografia toda em preto e branco, nitidamente inspirada na fotografia de Ansel Adams, e ainda temos vários simbolismos jogados durante o filme (como quando o xerife cai com a cabeça sobre a fogueira e fica parecendo uma alegoria religiosa).

Johnny Depp entrega uma atuação serena mas profunda, que só consegue esse feito graças ao complemento trazido por Gary Farmer. Para completar temos Robert Mitchum em sua última aparição no cinema.

Seu ânimo precisa estar alinhado ao ritmo de Homem Morto para aproveitá-lo, ainda assim, merece seu posto entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...