A Última Tentação de Cristo

poster filme a última tentação de cristo
título original: The Last Temptation of Christ
gênero: Drama
duração: 2h 44 min
ano de lançamento: 1989
estúdio: Universal Pictures
direção: Martin Scorsese
roteiro: Nikos Kazantzakis, Paul Schrader
fotografia: Michael Ballhaus
direção de arte: John Beard


Jesus é um carpinteiro judeu que vive o dilema de produzir cruzes para os romanos que matam seus semelhantes. Após pedir perdão a Maria Madalena e seguir para o deserto, quando volta, está convencido de ser filho de Deus e une 12 apóstolos para sair pregando a palavra do amor. Sua atitude é vista como uma ameaça e ele passa a pensar como seria sua vida se vivesse como um homem comum.

A Última Tentação de Cristo provavelmente é o filme mais polêmico de Martin Scorsese. E estava na minha lista exatamente por isso. 

Porém, em suas 2 primeiras horas o filme parece não fugir muito da história do Evangelho, ainda que o conflito psicológico de Jesus esteja claro desde o princípio e que haja algumas cenas que não costumamos ver em filmes gospéis.

Porém, é na sua última meia hora que a "heresia" começa. A partir de agora tudo o que eu disser pode ser spoiler para quem ainda não assistiu. [SPOILER/] Já crucificado, Jesus rece o auxílio de um anjo e sobrevive, indo viver como um homem comum. Se une a Maria Madalena, há uma cena de sexo deles, ela engravida. Ele envelhece como um homem comum e segue uma vida pacata, vendo seus discípulos pregando coisas que ele não fez. [\SPOILER]

Para os mais fanáticos isso pode soar como uma ofensa. Eu vejo como uma releitura inteligente e questionadora que, até mesmo, pode ser vista como uma reafirmação da fé. 

Ver Willem Dafoe, famoso por papéis de louco ou vilão, fazendo Jesus foi chocante mas também impressionante por mostrar o grande ator que é e sua capacidade em também interpretar alguém sereno e pacífico.

Ainda acho que a parte do evangelho poderia ter sido bem mais enxuta, fazendo o filme ser mais curto e, consequentemente, menos cansativo. Mesmo assim A Última Tentação de Cristo merece o título de polêmico que recebeu.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...