A Hora E A Vez De Augusto Matraga

título original: A Hora e a Vez de Augusto Matraga
gênero: Drama
duração: 1h 49 min
ano de lançamento: 1965
estúdio: Difilm
direção: Roberto Santos
roteiro: Gianfrancesco Guarnieri, J. Guimarães Rosa, Roberto Santos
fotografia: Hélio Silva


Augusto Matraga é um fazendeiro violento e mulherengo. Quando sofre uma emboscada por seus inimigos é dado como morto. Porém é salvo por um casal de negros e se entrega a religiosidade em busca de uma redenção. Porém, quando o jagunço Joãozinho Bem Bem cruza seu caminho reconhece o homem violento que existe nele.

Infelizmente A Hora E A Vez De Augusto Matraga não é um filme fácil de encontrar. Achei essa versão um tanto ruim que está aqui embaixo.

O roteiro, olhando superficialmente, pode parecer tratar dos dramas e conflitos do sertão brasileiro, mas ele vai muito além disso. Estamos falando aqui dos conflitos do personagem principal, Augusto Matraga, com sua violência nata, de como ele primeiro a renuncia para depois retomá-la em nome de uma causa.

E Leonardo Villar, mais uma vez, transmite com excelência os sentimentos e vivências de seu personagem.

Tido como parte do Cinema Novo, A Hora E A Vez De Augusto Matraga também pode ter agradado o cinema nacional - como sua apresentação em Cannes - por flertar com o faroeste (para os gringos que não conhecem nossa história e romance sertanejo).

Que orgulho de mais esse filme nacional estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...