Paris, Texas

poster filme paris, texas
título original: Paris, Texas
gênero: Drama
duração: 2h 25 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: Road Movies Filmproduktion
direção: Wim Wenders
roteiro: L.M. Kit Carson, Sam Shepard, Walter Donohue,
fotografia: Robby Müller


Um homem é encontrado sem memória caminhando pelo deserto. Seu irmão, que está responsável pelo filho do homem desmemoriado, o acolhe em casa enquanto ele recupera suas lembranças e seus laços com a criança.

Paris, Texas, assim como toda a cinematografia de Wim Wenders, é um filme denso emocionalmente.

Constituído de três atos - a de Travis na sociedade, a reconstrução de sua relação com o filho e a busca pela esposa - ficamos presos pelo interesse em saber quais segredos o protagonista esconde, o que levou aquele estado e como se recuperará, ou não.

O enredo fala, sem dizer, muito sobre pessoas que não conseguem se encaixar nos moldes que a sociedade contemporânea exige e como isso as afeta e, muito provavelmente, as joga à margem, no limbo.

Paris, Texas peca apenas em sua duração, pela abordagem do tema ser desgastante e por ser conduzido de uma forma arrastada, para que seja ainda mais intenso a vivência do que seus personagens sentem, poderia ter sido mais enxuto.

Ainda assim, sua fotografia é de arrepiar a cada frame, a trilha sonora dá um tom extra de roadmovie e Harry Dean Stanton entrega uma de suas melhores atuações da vida. Merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...