Mistérios e Paixões

poster filme mistérios e paixões
título original: Naked Lunch
gênero: Drama
duração: 1h 55 min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Recorded Picture Company (RPC)
direção: David Cronenberg
roteiro: David Cronenberg, William S. Burroughs
fotografia: Peter Suschitzky
direção de arte: Carol Spier


Bill é um exterminador de insetos viciado em seu próprio inseticida que, após matar acidentalmente a esposa, foge para a Interzone e vira espião em um mundo de criaturas bizarras.

O pôster de Mistérios e Paixões sempre me instigou, quando vi que ele estava entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" fiquei de certa forma satisfeita.

O filme mal começa e já fica clara a inspiração nos filme noirs, o que me deixou bem empolgada. Mas, ainda que se passe na década de 1950, de repente me senti numa versão vintage de "Trainspotting", porém mais confuso pois começaram a aparecer máquinas de escrever que viravam insetos gigantes que faziam parte de um órgão secreto.

Sim, essa minha última linha pode parecer que acabei de ter um AVC e saí escrevendo coisas desconexas, mas é isso que acontece durante TODO o filme. Me concentrei, prestei atenção nos diálogos, eles falavam sobre algo envolvendo uma investigação e muito sobre homossexualidade; eu passei o filme todo tentando ligar as pontas e não rolou. E isso me deixou triste, pois gosto do trabalho que David Cronenberg fez em "A Mosca".

O mais interessante é ler a crítica que há no livro do 1001 e perceber que quem a escreveu provavelmente também não entendeu nada, pois fala, fala, e não chega a lugar algum. Então decidi ir atrás de mais informações com base no que vi no livro - lá eles falam que o filme é uma adaptação do livro homônimo de William S. Burroughs, mas também traz elementos de outras obras do autor.

Fui então ler uma breve biografia sobre o autor, que não conhecia. Ai as coisas passaram a fazer mais sentido: Burroughs matou a esposa acidentalmente, era homossexual e viciado em drogas e se exilou por um tempo na Europa.

Apesar de uma maluquice e quase uma ficção científica, Mistérios e Paixões acaba sendo além de uma adaptação de livros mas também uma quase biografia de seu autor.

Fico feliz que consegui achar um mínimo fio de lógica aqui, mas continuou sendo uma experiência difícil e penosa.


CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...