A Nós a Liberdade

poster filme a nós a liberdade
título original: À nous la liberté
gênero: Comédia, Musical
duração: 1h 44 min
ano de lançamento: 1931
estúdio: Films Sonores Tobis
direção: René Clair
roteiro: René Clair
fotografia: Georges Périnal


Louis e Emile são dois presidiários que tentam fugir da cadeia. Enquanto Emile é capturado, Louis e consegue e acaba montando um império industrial. Quando Emile é solto encontra seu companheiro na fábrica e vai pedir ajuda para conquistar uma moça, mas esse está preocupado em descobrirem que é um fugitivo.

A Nós a Liberdade me parece estar em lugar muito peculiar entre o cinema mudo e o início do cinema falado - o que dá a ele o benefício da fala, porém ainda carrega muitos traços gestuais e de expressão do cinema mudo.

A princípio o roteiro pode parecer até criticar a sociedade industrial, já que algumas cenas que se passam dentro da indústria parecem repetir o que vemos dentro da cadeia, logo no começo do filme. Porém, segundo o "1001 filmes para ver antes de morrer", o diretor René Clair exalta esse formato de sociedade e sua automação.

Isso fica claro na sequência final quando [SPOILER/] todos os funcionários são substituídos por robôs e eles aparecem felizes pescando [\SPOILER]. Hoje, sabemos que as coisas não funcionam muito bem por aí, mas é interessante ver esse olhar idealista sobre o assunto.

O enredo traz algumas cenas musicais bem agradáveis e o humor e leve e pautado bastante na comédia de situação e com cenas que lembram o estilo de Charles Chaplin. Falando nele, as cenas na fábrica lembram bastante "Tempos Modernos", mas fiquei surpresa ao ver que A Nós a Liberdade é mais antigo e, inclusive, Chaplin foi processado pela produtora deste filme por plágio.

A Nós a Liberdade é leve, divertido e dá para ter uma leitura crítica em cima de temas ainda atuais.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...