A Cadela

poster filme a cadela
título original: La chienne
gênero: Drama
duração: 1h 31 min
ano de lançamento: 1931
estúdio: Les Établissements Braunberger-Richebé
direção: Jean Renoir
roteiro:Georges de La Fouchardière, Jean Renoir
fotografia: Theodor Sparkuhl


Maurice é um homem, marido e funcionário padrão que vive sua vida sem desvios de caráter. Quando conhece Lulu e se apaixona por ela passa a mantê-la como amante, mas sem ideia de que Lulu apenas aceitou pelo dinheiro que repassa a seu gigolô Dedé.

Assim que acabei de assistir A Cadela fiquei imaginando o quanto seu enredo deve ter chocado na época, só por sua ousadia já concordo com sua estada entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

É interessante observar que em todas as cenas vemos a vida acontecendo no entorno, sem que necessariamente agregue algo ao enredo do filme - uma menininha tocando piano, uma vizinha pendurando roupas, um show que acontece na calçada - tudo isso traz uma sensação de maior naturalidade ao filme.

Destaco também o trabalho de Michel Simon no papel do protagonista que provoca em quem assiste um misto de pena e vergonha, mas exatamente por isso deixa tão exposto as falhas de caráter dos outros personagens.

Sim, ver um filme tão antigo exige que nos adaptemos a um ritmo completamente diferente, mas garanto que A Cadela é muito mais "dinâmico" do que esperava quando comecei a assistir.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...