Caravaggio

poster filme caravaggio
título original: Caravaggio
gênero: Biografia, Drama
duração: 1h 33 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: British Film Institute (BFI)
direção: Derek Jarman
roteiro: Derek Jarman, Nicholas Ward Jackson,
Suso Cecchi D'Amico
fotografia: Gabriel Beristain
direção de arte: Christopher Hobbs


Essa biografia do pintor barroco Caravaggio tem uma leitura bem específica e pessoal do ponto de vista do diretor Derek Jarman.

Com certeza Caravaggio é um filme biográfico que foge dos padrões normais. Começamos o filme vendo o protagonista morrendo e vamos, junto com ele, revisitando memórias que pouco a pouco constroem não só sua história, mas suas pinturas.

A estética do filme é toda trabalhada nas cores, luzes e sombras do pintor. Até mesmo a textura do filme remete a uma pintura.

A escolha de um cenário e um formato próximo ao do teatro também é outro diferencial. Porém, isso unido a aparições de elementos modernos de forma pontual durante o filme podem deixar o espectador um pouco confuso.

Do elenco dou destaque a Nigel Terry, interpretando o protagonista, e Tilda Swinton fazendo sua estreia! Sean Bean não me agradou muito nesse trabalho, me pareceu um tanto sem expressão.

Caravaggio, como um todo, acabou sendo um filme cansativo e arrastado no meu ver. Mas merece todo o destaque que ganhou por sua estética e pela forma como encaixa as pinturas como cenas do filme, fazendo uma devida homenagem ao pintor. Por isso, merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...