A Carruagem Fantasma

poster filme a carruagem fantasma
título original: Körkarlen
gênero: Terror, Fantasia
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 1921
estúdio: Svensk Filmindustri (SF)
direção: Victor Sjöström
roteiro: Victor Sjöström, Selma Lagerlöf
fotografia: Julius Jaenzon


Noite de Ano Novo, três bêbados conversam no cemitério e lembram da lenda sobre se o último a morrer no ano for um pecador ficará responsável por conduzir a carruagem que leva as almas do mortos por todo o ano seguinte.

A Carruagem Fantasma estava muito a frente de sua época em vários aspectos.

Primeiro pelo roteiro que trabalha temas quase filosóficos sobre uma sociedade cruel que leva seus integrantes à violência ou loucura. Mas não só pelos temas trabalhados, como também pela forma da narrativa, desconstruída, cheia de flashbacks (inclusive flashbacks dentro dos flashbacks) utilizadas de forma complexa porém clara.

Segundo são os efeitos especiais. É claro que para um espectador de hoje em dia tudo pode parecer muito tosco. Mas, além de exigirem muito ensaio e trabalho meticuloso da equipe, foram técnicas nunca antes vistas no cinema da época.

É claro que, para um filme mudo e cheio de idas e voltas, pode acabar se tornando um pouco cansativo e arrastado para nossas mentes aceleradas do século XXI. Porém, isso não tira o mérito de A Carruagem Fantasma ser uma obra de arte e merecer estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...