O Espelho

poster filme o espelho
título original: Zerkalo
gênero: Drama
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Mosfilm
direção: Andrei Tarkovsky
roteiro: Andrei Tarkovsky, Aleksandr Misharin, Arseniy Tarkovskiy
fotografia: Georgi Rerberg
direção de arte: Nikolay Dvigubskiy


Um homem, em seus últimos dias de vida, relembra o passado. Entra as memórias estão sua infância, adolescência, sua mãe, a Segunda Guerra Mundial e momentos que contam a história da Rússia.

O Espelho é o último filme do Andrei Tarkovsky que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" que faltava assistir. Confesso que agradeço.

Não me dou bem com as obras do diretor. Esteticamente não há o que se falar, todos os que assisti são filmes que podem ter qualquer um dos frames emoldurado como quadro de tão lindos.

Tirando isso, são filmes arrastados, com enredo confuso ou totalmente sem uma narrativa coerente. Em O Espelho até temos uma história mais plausível, ainda assim é uma mistura louca de presente, passado, sonhos, cenas de arquivo de vários países e momentos de reflexão filosófica. Prefiro ser honesta, ainda que considerada "sem capacidade para compreender", do que mentir que gostei só para pagar de cult.

Os filmes de Tarkovsky me parecem ser uma experiência para os sentidos, o que deveria ser incrível, mas para mim acaba apenas sendo entediante.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...