Francis Ford Coppola - O Apocalipse De Um Cineasta

poster filme francis ford coppola o apocalipse de um cineasta
título original: Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse
gênero: Documentário
duração: 1h 36 min
ano de lançamento: 1991
estúdio: American Zoetrope
direção: Fax Bahr, George Hickenlooper, Eleanor Coppola
roteiro: Fax Bahr, George Hickenlooper


Francis Ford Coppola - O Apocalipse De Um Cineasta
é um documentário sobre os bastidores da produção de "Apocalypse Now" que reúne filmagens feitas pela esposa do diretor, Eleanor Coppola, gravações de conversas feitas sem seu conhecimento e entrevistas com elenco em produção feitas 10 anos depois.

Assim como o filme, o documentário também está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Confesso que assistir "Apocalypse Now" não foi uma experiência fácil e talvez tenha sido um pouco psicodélico demais para mim.

Porém, após ver esse documentário making-of ele ganhou muito mais valor e muitas coisas fizeram mais sentido. Quando lemos os sofrimentos internos que o personagem de Martin Sheen passa como uma expressão dos sentimentos do próprio Francis Ford Coppola as peças se encaixam.

Ver tudo que o diretor investiu nessa produção (financeiramente, emocionalmente e psicologicamente) o deixa ainda mais grandioso. É angustiante ver como um filme, que pretendia ser produzido em 16 semanas, levou quase 1 ano para ser filmado e quase 3 para ser lançado.

Além disso, ainda atravessarem durante as filmagens: a demissão do ator principal, o enfarto do novo ator, um tufão que destruiu as locações, as intromissões do exército filipino e muitas outras coisas. Também temos mais uma do Marlon Brando para sua lista de "super estrela arrogante".
Somando tudo, como não entender o sofrimento e insatisfação que Coppola demonstra durante o documentário com a sua produção?

Francis Ford Coppola - O Apocalipse De Um Cineasta
passa num piscar de olhos, é agradável e acrescenta muito aos amantes do cinema. Aconselho que seja assistido antes de ver "Apocalypse Now", confesso que até me deu vontade de rever, mas falta coragem.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...