Antes do Anoitecer

poster filme antes do anoitecer
título original: Before Night Falls
gênero: Drama, Biografia
duração: 2h 13 min
ano de lançamento: 2000
estúdio: El Mar Pictures
direção: Julian Schnabel
roteiro: Cunningham O'Keefe, Lázaro Gómez Carriles, Julian Schnabel, Reynaldo Arenas, Jana Bokova
fotografia: Xavier Grobet, Guillermo Rosas
direção de arte: Salvador Parra


Antes do Anoitecer conta a vida do escritor Reynaldo Arenas, desde sua pobre infância passando por sua vivência na Cuba pós Revolução enquanto homossexual, sua prisão e seu exílio em Nova Iorque.

Confesso que não conhecia o autor, provavelmente este filme estava na minha lista por ter no elenco Javier Bardem ou Johnny Depp. Ainda assim, valeu cada segundo.

É interessante como o roteiro consegue trabalhar bem a empolgação do povo cubano com a revolução e depois as consequências sobre a população da ditadura comunista. Enquanto é mostrado uma pregação de uma suposta liberdade, também vemos a perseguição de homossexuais como sendo "frutos do capitalismo".

Apesar de biográfica, a trama consegue ter um fluxo fora do habitual. Sim, seguimos o crescimento natural do autor, mas intercala-se a isso a imaginação e sonhos do protagonista.

Além disso, é curioso como a direção conseguiu casar muito bem cenas padrão com cenas do ponto de vista do protagonista, de outros personagens e ainda cenas de registro histórico.

Voltando ao elenco, acredito que esta é uma das mais impactantes interpretações que já vi de Javier Bardem. Johnny Depp, Sean Penn e Diego Luna fazem praticamente pontas mas marcam sua passagem pelo filme.

Tudo é intenso, artístico e com uma narrativa que te prende e envolve. Minha única crítica seria ao fato do filme ter sido feito em inglês e não espanhol, em sua maior parte do tempo.

Antes do Anoitecer me deixou com muita vontade de ler o livro homônimo de Reynaldo Arenas.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...